Acampamento será realizado pelo 9º Grupo Escoteiro Tubarão como forma de comemorar a data com os membros
Acampamento, experiências práticas de convivência, aprendizado e contato com a natureza são algumas ações proporcionadas pelo Movimento Escoteiro. Hoje, dia 23, é comemorado o Dia do Escoteiro e os membros celebram a data com diversas atividades, que serão proporcionadas durante toda a semana.
Segundo o escotista do ramo sênior Mateus Peres, do 9º Grupo Escoteiro Tubarão, a sede conta com 110 membros ativos, entre crianças, jovens e adultos voluntários que se dedicam a promover o desenvolvimento pessoal e social dos participantes.
“Ser escoteiro é fazer parte de um movimento educacional global, que visa complementar a educação dos jovens, promovendo valores como responsabilidade, trabalho em equipe, respeito à natureza e cidadania ativa”, explica Mateus.
O Grupo Escoteiro Tubarão é uma das instituições mais tradicionais de Santa Catarina, com uma história contínua desde 1957. “Inclusive, durante a pandemia, o grupo manteve suas atividades de forma virtual, demonstrando resiliência e compromisso com seus princípios”, reforça.
Em alusão à data, um acampamento será realizado em um sítio em Pescaria Brava. “Esta atividade será para comemorar o Dia do Escoteiro, que se celebra no dia 23 no mundo todo, e para colocar em prática atividades escoteiros. Eventos como esse proporcionam experiências práticas de convivência, aprendizado e contato com a natureza, fortalecendo os laços entre os membros e promovendo os valores escoteiros”.
Para ele, que faz parte do movimento há 34 anos, ser escoteiro é um estilo de vida.
“Podemos estar com a família e amigos e vivenciar a vida ao ar livre e em equipe. E ainda temos ensinamentos para a vida toda”, acrescenta Mateus.
Na região
Em Tubarão, há dois grupos em funcionamento: o 9º Grupo Escoteiro Tubarão e o 122º Grupo Escoteiro Willy Zumblick. Já em Capivari de Baixo, há o 18º Grupo Escoteiro Carijós. Na Cidade Azul, o Grupo Escoteiro Tubarão está localizado na rua José Ferreira, 1112, no bairro Santo Antônio de Pádua. Os encontros são semanais, aos sábados, das 14h às 17h, oferecendo atividades para jovens de 6,5 a 21 anos. Adultos também podem fazer parte voluntariamente.
União dos Escoteiros do Brasil
No Brasil, o escotismo é coordenado pela União dos Escoteiros do Brasil, que oferece suporte e estrutura para os grupos locais. Já o Grupo Escoteiro Tubarão mantém suas atividades por décadas e superando desafios, como a enchente de 1974. Para mais informações sobre o grupo e como participar, o perfil oficial no Instagram é @getubarao. Mais informações podem ser obtidas através do WhatsApp (48) 99929-9392.