Sábado, 20 de junho de 2026
Fechar [x]

Dia de fé e esperança na padroeira

15/09/2022 06:00

Devoção surgida dos imigrantes portugueses, que trouxeram junto com eles a primeira imagem da santa a Tubarão, hoje o dia é de celebrar Nossa Senhora da Piedade, padroeira do município.


De acordo com o pároco da Catedral, padre Eduardo Rocha, a imagem mostra Nossa Senhora com seu filho, Jesus, no colo, ao descer sem vida da cruz. “É um momento de muita dor, mas também de muito amor. Maria não impede esse sacrifício de Jesus por nós, e mesmo com muita dor ela sabia que recebia no colo seu filho e que ele  seria colocado no jardim para que ali nascesse a árvore que deu os frutos da salvação. É um momento especial na vida de Nossa Senhora e também de todos nós, católicos. Ela é solidária a Jesus na dor e também solidária às nossas dores”, ensina.


Símbolo da fé católica e da devoção dos fiéis à Nossa Senhora da Piedade, a imagem da santa, chegada há 202 anos nessas terras, está na Catedral de Tubarão há muitos anos. A relíquia de Portugal não fica exposta, mas há outras imagens dela que poderão ser veneradas pelos cristãos que participam da festa em honra ao seu dia.


A comemoração, que faz parte da história de Tubarão e região, é marcada, principalmente, pela devoção dos fiéis, que em inúmeras situações foram até a Catedral pedir ajuda à Nossa Senhora da Piedade.

Mais antiga que a própria Cidade Azul, a santa acompanhou o crescimento do município, já que Tubarão iniciou seu desenvolvimento ao redor da Catedral.



Festa volta a acontecer após dois anos


Está tudo pronto para o retorno da Festa de Nossa Senhora da Piedade, que é aguardada com entusiasmo em Tubarão. A expectativa é de que um grande número de fiéis compareça à Catedral de Tubarão na tarde de hoje para celebrar e reafirmar a fé à padroeira da cidade. A festa de Nossa Senhora da Piedade volta a acontecer depois de dois anos de pandemia. A programação, que teve início na segunda-feira, culmina com o dia especial hoje.


De acordo com o padre Eduardo Rocha, pároco da Catedral, “é com muita alegria, após dois anos, que retomamos a parte social da festa. Todos estão convidados a participar dessa importante celebração”, destaca o padre.


A programação começa às 16h, com a abertura das praças de alimentação e de brinquedos. Às 17h30, o padre Eduardo Rocha celebrará a missa em honra à santa. A partir das 18h30 haverá show musical com o Ministério Nosso Sim e teatro sobre o início da devoção à padroeira.


Padre Eduardo acrescenta que as crianças que fazem parte das 60 famílias em situação de vulnerabilidade social assistidas pela Catedral, além das crianças do Lar da Menina e da Combemtu, serão agraciadas na festa com a doação de 1,3 mil lanches, refrigerantes, docinhos e acesso aos brinquedos do parque. “Queremos que todos celebrem Nossa Senhora, que é a mãe de todos”, comemora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR