A exposição excessiva e inadequada ao sol está fortemente associada ao desenvolvimento do câncer de pele
O câncer de pele é altamente prevenível e a detecção precoce aumenta significativamente as chances de cura. A Secretaria de Estado da Saúde segue orientando a população sobre a importância da prevenção e da detecção precoce da doença neste Dezembro Laranja – mês de conscientização para os cuidados.
“Precisamos continuar alertando a população sobre os perigos do câncer de pele, que, infelizmente, é o mais frequente no Brasil. A conscientização sobre a prevenção e a detecção precoce é fundamental para que possamos reduzir o número de casos e, principalmente, evitar complicações graves. É importante que todos entendam que a saúde da pele é parte integral da saúde do corpo, e a proteção deve ser uma prioridade constante”, destaca Aline Arceno, gerente de Análises Epidemiológicas e Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Dive/SC.
A exposição excessiva e inadequada ao sol está fortemente associada ao desenvolvimento do câncer de pele, doença caracterizada pelo crescimento descontrolado e anormal das células desse órgão.
O melanoma de pele é um câncer de pior prognóstico, com potencial elevado de formar metástases e levar ao óbito, se não tratado no tempo adequado. Ele é mais frequente em adultos brancos e pode aparecer em qualquer parte do corpo, seja na pele ou em mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais com características específicas.
Para detectar precocemente o câncer de pele é importante ficar atento a alterações na pele. Assim que perceber qualquer sintoma ou sinal, procure atendimento médico.