São notificações falsas por diversos meios, como SMS, WhatsApp e e-mail
A Associação Nacional dos Detrans (AND), órgão que congrega também o Detran/SC, chama a atenção dos condutores sobre um novo golpe na praça. São notificações falsas por diversos meios, como SMS, WhatsApp e e-mail, que imitam comunicações reais feitas pelo Detran e têm feito vítimas em diversos estados.
Uma das principais dinâmicas da tentativa de golpe consiste no envio de mensagens com notificações afirmando que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da pessoa está com processo de suspensão ou até cassação em andamento.
Ao acessar o suposto link de consulta, o cidadão é direcionado a uma página falsa que simula o sistema Gov.BR, do Governo Federal. Ao preencher os dados para fazer a consulta, o resultado mostra dados pessoais do condutor e supostas informações da infração cometida e valores, além de um campo com a opção “regularizar”.
Há alertas e casos registrados em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Roraima, Pernambuco, Amazonas, Sergipe, Maranhão, Bahia, Acre, Rondônia, Ceará, Distrito Federal, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
A AND orienta ao condutor que receber notificação, por meios que não sejam os oficiais de cada Detran, para que não acesse e denuncie à Ouvidoria ou aos órgãos policiais.