Elvis Palma/DS Presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia, o deputado Felipe Estevão (PSL) usou a tribuna para denunciar “mais um descaso do governo do Estado com o povo e a economia de Santa Catarina”.
Assim que assumiu o mandato, o parlamentar levou a bandeira da reabertura e estadualização do Porto Pesqueiro de Laguna, “assunto que andava esquecido e longe das prioridades governamentais”, disse. “O terminal foi passado ao controle do Estado e ‘reaberto’ recentemente, mas sua gestão é um completo desastre”, alerta o parlamentar.
Segundo ele, os armadores da cidade e da região, todos atuando no ramo da pesca, já se reuniram e decidiram que não vão mais pedir para utilizarem o terminal lagunense, que ficou subutilizado e praticamente fechado por longos 20 anos. “Mas que agora, sob a ‘nova gestão’, tornou-se absolutamente inviável para quem trabalha e produz”, completa.
“A primeira traineira que chegou ao porto depois da estadualização e da nomeação do suposto gestor do terminal foi impedida de descarregar. Porque o porto, segundo o tal gestor nomeado pelo governador, não abre nos fins de semana”, relatou Estevão, salientado que esse tipo de decisão é absurda, equivocada e totalmente descomprometida com o desenvolvimento da cidade, da região e do Estado. “E típica de quem não entende nada sobre o ramo pesqueiro e suas peculiaridades”, pontua.
“E lá se foi o barco impedido de atracar em Laguna no fim de semana, com 60 toneladas de pescado, para Itajaí, gastando mais R$ 6 mil de óleo,” explicou Felipe Estevão. Ainda na tribuna, o deputado lembrou da luta e do intenso trabalho que foi feito a partir do seu mandato para viabilizar a reabertura e a estadualização.