Ne região, que segue em classificação gravíssima, festas podem acontecer até as 23h
Desde sábado está valendo um novo decreto que prevê alterações relacionadas ao funcionamento de estabelecimentos e à realização de eventos sociais.
A partir de agora, o horário de consumo de bebida alcoólica no estabelecimento comercial foi estendido para as 23h, nos níveis gravíssimo e grave, e para a meia-noite, no nível alto. O novo decreto permite a realização de eventos sociais, como casamentos e aniversários, até às 23h nos níveis gravíssimo e grave, desde que cumpridos os regramentos.
Casas noturnas, boates e pubs poderão abrir no nível gravíssimo e grave, utilizando apenas o espaço do salão para realização de eventos sociais, com limite de ocupação e funcionamento das 6h às 23h.
O escalonamento do horário de funcionamento de comércio e outras atividades, que limitava a ocupação em 25%, agora permite uma capacidade de 50% para piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos; parques temáticos e zoológicos; áreas de uso coletivo em hotéis e similares; e demais atividades e serviços privados não essenciais.
A governadora Daniela Reinehr destaca que os resultados obtidos nos últimos 30 dias, com a ampliação e a agilidade na vacinação, promoveram melhora significativa nos indicadores relacionados à pandemia. E reforça que, para continuar avançando na redução de contágio da covid-19, é fundamental que a população colabore com a estrita observância das normas sanitárias.
Normas específicas
A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, explica que a abertura de algumas atividades só pôde ser repensada porque foram criadas normas específicas para seu funcionamento, ouvindo os setores. “Na prática, o que está sendo feito é a abertura gradual e responsável de atividades com base no regramento seguro”. As medidas valem até 17 de maio.