O governo de Santa Catarina prorrogou até o dia 15 o decreto atual de medidas para tentar conter a covid-19. As restrições incluem horário de funcionamento de serviços e estabelecimentos e autorizações de acordo com a classificação da região no mapa de risco do governo do Estado.
Atualmente, apenas a Grande Florianópolis está em risco grave (cor laranja) para a doença. As demais áreas do Estado estão em alerta máximo, em gravíssimo (vermelho), dentre elas a Amurel.
No decreto, todas as atividades estão autorizadas a iniciarem às 5h. O horário de fechamento segue o mesmo, 23h. Os atuais protocolos permanecem em vigência para todo o território catarinense, assim como regramentos já estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a convivência segura.
Nas próximas duas semanas, o Estado vai reavaliar o cenário. A própria Secretaria de Estado da Saúde dá como certa a chegada de uma nova onda de covid-19 a Santa Catarina.
Santa Catarina já registrou 972.599 pacientes com teste positivo para covid-19, dos quais 935.121 estão recuperados e 22.124 permanecem em acompanhamento. O coronavírus causou 15.354 óbitos no Estado.