Sábado, 16 de maio de 2026
Fechar [x]

Crimes sexuais são abordados em sala

05/06/2023 06:00

uando o assunto é abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a escola tem papel fundamental na prevenção, na identificação e no combate. O tema foi abordado em sala, através do Diário do Sul, nas aulas de língua portuguesa da professora Giovana Rodrigues, na escola da rede municipal Manoel José Antunes, em Tubarão.


Giovana aproveitou uma matéria especial sobre o tema para trabalhar gênero textual com os estudantes do quarto ano, com idades entre oito e nove anos. “É um assunto bem complicado e delicado, mas muito pertinente para a escola. Fiz um questionário sobre gênero textual e também sobre a própria reportagem”, comenta Giovana.


O tema chamou a atenção dos alunos e gerou bastante interação. “Aproveitei para enfatizar bem a parte que falava no texto sobre as denúncias. No fim, eles fizeram uma produção sobre o tema no formato de histórias em quadrinhos, que foi levado para exposição no pátio, ampliando a discussão sobre o assunto para toda escola”, aponta.


Giovana também lembra que o jornal em sala, através das reportagens, aguça o censo crítico dos alunos. “O estudante não vai só receber a informação, ele vai absorver e formar a sua crítica”, comenta.


Número de casos traz alerta

Tubarão tem visto o número de crimes sexuais contra crianças e adolescentes aumentar de forma considerável. Só neste ano, são mais de 30 investigações em andamento envolvendo estupro de vulnerável e importunação sexual contra essas vítimas. Em 2020, durante todos os 12 meses, foram 61 casos; em 2021, foram 64. No ano passado, foram 74 registros.


A delegada Vivian Selig explica que a maioria dos autores desses crimes é vinculada às vítimas, como parentes e amigos próximos. “O diálogo, a observação e o cuidado são fundamentais para prevenirmos esses tipos de crime. Isso vale para escolas, profissionais de saúde, todo o aparato de rede estatal, de estarem preparados para o atendimento dessas ocorrências, e também trabalhar na prevenção”.


O Disque Direitos Humanos, o Disque 100, é um serviço gratuito que funciona 24 horas, nos sete dias da semana, para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, e do Conselho Tutelar. O telefone da Dpcami de Tubarão é o (48) 3631-9950.


DS Educação

A rede municipal de ensino faz parte do projeto Diário do Sul Educação. As escolas recebem o jornal para ser trabalhado em sala de aula. Depois, os estudantes levam a edição para casa, como forma de ampliar o acesso à informação. Professores podem divulgar os trabalhos realizados com o DS entrando em contato através do WhatsApp da Redação: (48) 98814-5449.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR