Os alunos da educação infantil que integram a Rede Municipal de Ensino de São Ludgero já contavam com aulas de Educação Física e Arte e, neste ano, foram implantadas as aulas de Língua Inglesa para os alunos de cinco anos.
A equipe gestora da secretaria de Educação, Cultura e Esportes comemora e reforça o compromisso da atual gestão em seguir elevando ainda mais a qualidade educacional de forma integrada com a comunidade escolar.
“Ao ensinar outro idioma, além da Língua Portuguesa, o município de São Ludgero está oportunizando que as crianças ampliem a forma de comunicação e, segundo especialistas, isso estimula ainda mais as funções cerebrais”, diz a pedagoga da secretaria de Educação, Júlia Pickler.
Segundo ela, ao implantar a disciplina nas escolas, está sendo ampliado o comprometimento com o desenvolvimento integral das crianças, de modo a aprimorar os conhecimentos preexistentes, bem como praticar a inovação e seguir constantemente buscando novas estratégias educacionais. “Cada vez mais as crianças anseiam por novos conhecimentos e, enquanto rede municipal de ensino, buscamos nos atualizar, sem esquecer os preceitos básicos da educação infantil e a garantia do direito de brincar”, pontua a pedagoga.
Para o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, esta ação e o investimento comprovam, mais uma vez na prática, que a qualidade educacional é levada com muita seriedade pela atual gestão. “A equipe da Educação está focada em resultados que podemos alcançar em relação à qualidade educacional”, resume.
Aprender a língua universal
“São Ludgero está sempre à frente e inovando na área educacional”, diz a professora Cristiana Boeing Kunz. “Desta forma, todas as crianças de cinco anos terão acesso a uma língua universal”, completa a professora, responsável por lecionar a disciplina. Ela diz que os alunos têm correspondido muito bem, participando, questionando, curiosos e motivados a aprender. A professora Cristiana ainda explica que entre os benefícios para as crianças de cinco anos estão a facilidade de memorização e o melhor aprendizado e revela que a língua materna não influencia tanto na pronúncia das palavras nesta idade. “É preciso entender que os alunos estão inseridos numa cultura digital, por isso já conhecem vários termos em inglês, mas precisam saber a funcionalidade disso. Estão aprendendo uma língua universal que terá contribuição para a vida”, pontua.