Segunda-feira, 15 de junho de 2026
Fechar [x]

Criação de cotas raciais é proposta

Texto pede reserva de 20% das vagas que sejam oferecidas.

28/11/2022 06:00

Um projeto de lei que prevê a criação de cotas raciais em concursos públicos em Capivari de Baixo foi apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Wanei Fernandes (União). O texto reserva 20% das vagas oferecidas a pessoas da raça negra e valeria para órgãos da administração pública municipal.


De acordo com Wanei, a propositura serve como uma ação afirmativa para tentar diminuir o problema de sub-representação dos negros e pardos no serviço público municipal, indo ao encontro da lei federal 12990, sancionada em 2014. A medida foi adotada pela União no mesmo ano, mas o município não tratou do tema no mesmo sentido.


O vereador destaca que a adoção de reserva de vagas nos concursos públicos não apenas se mostra compatível com a legislação federal, como cumpre a determinação do artigo 39 do Estatuto da Igualdade Racial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR