Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Corte do INSS prejudica associação de idosos

Suspensão dos repasses após denúncias causou indignação em Tubarão

19/05/2025 06:00|Atualizada em 20/05/2025 00:49|Por Redação

A Associação de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Tubarão (Apait) manifestou a indignação diante da suspensão dos repasses do INSS, “motivada por denúncias de fraudes cometidas por entidades criminosas que sequer existiam de fato. Essa medida generalizada acabou atingindo associações sérias, comprometidas e legalmente constituídas em todo o país”, disse a presidente da Apait, Rosely Rodrigues.

“Com 588 associados ativos, a associação deixou de receber R$ 8.390 mensais, valor fundamental para a manutenção dos serviços prestados à população idosa da região de Tubarão. O repasse em questão era realizado pelo INSS por meio da Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos), que representa nacionalmente as associações de base, como a Apait, reconhecidas por sua atuação social legítima”, ressalta.

“Estamos sendo penalizados por erros que não cometemos. Nossa associação é transparente, com anos de serviços prestados à comunidade. Fomos colocados no mesmo balaio de entidades falsas que nunca fizeram nada pelos aposentados”, declara Rosely.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Punição   

Apesar da suspensão dos repasses, a presidente diz que a entidade segue funcionando com dificuldade, comprometida com seus associados. 

“Estamos cobrando que o INSS corrija essa injustiça. Não podemos permitir que idosos sejam prejudicados por falhas no sistema de fiscalização. Quem está pagando o preço somos nós e nossa comunidade, por culpa dos verdadeiros fraudadores e da falta de critério nas punições”, completa.

Operação Sem Desconto

No fim de abril, a PF e Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram a Operação Sem Desconto para desarticular um esquema de descontos irregulares, que causou prejuízos bilionários nos benefícios recebidos pelos segurados da Previdência Social. Ao menos oito meses antes desta operação conjunta da PF com a CGU, a Auditoria-Geral do INSS já havia identificado inconsistências e irregularidades em parte dos acordos assinados com organizações da sociedade civil. Aposentados e pensionistas do INSS podem requerer a devolução de valores descontados indevidamente. O pedido deve ser feito por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site de mesmo nome ou pelo telefone 135.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR