O valor destinado é abatido diretamente do imposto devido ou acrescentado à restituição.
Todos os anos, milhões de reais deixam de ser destinados a projetos sociais em Santa Catarina, recursos que poderiam transformar as vidas de crianças, adolescentes e idosos. Embora o processo seja simples, muitas pessoas não sabem que, ao declarar o Imposto de Renda (IRPF), podem escolher direcionar parte do valor devido a esses fundos, sem custo adicional.
A Federação dos Contabilistas de Santa Catarina (Fecontesc) reforça que a medida, além de ser simples, não gera custos extras, pois o valor destinado é abatido diretamente do imposto devido ou acrescentado à restituição.
“Muitos catarinenses já entendem a importância de apoiar projetos sociais, mas precisamos ir além. Este gesto permite que os cidadãos façam uma diferença real em sua própria comunidade. É fundamental que a sociedade compreenda o potencial de apoio a projetos sociais, especialmente para as crianças e idosos que mais necessitam de assistência em Santa Catarina”, destaca Laenio Mota Oliveira, presidente da Fecontesc.
Como doar
O contribuinte deve optar pela declaração completa do Imposto de Renda e selecionar a opção “Doações diretamente na declaração” no programa da Receita Federal. Até 3% do imposto devido podem ser destinados aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, e outros 3% aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa. O valor destinado é abatido diretamente do imposto devido ou acrescentado à restituição.