29 DE JUNHO DE 2024
Fechar [x]

Consequência de alergia alimentar pode ser grave

Semana Mundial da Alergia tem como tema a superação dos obstáculos

27/06/2024 06:00|Por Redação

As alergias alimentares, atualmente, são consideradas um problema de saúde global. Para chamar a atenção e conscientizar sobre o assunto, comemora-se até sexta-feira a Semana Mundial da Alergia, que neste ano tem como tema: Superando obstáculos da alergia alimentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Alergia alimentar é uma reação adversa a um determinado alimento envolvendo o mecanismo imunológico, com a apresentação clínica muito variável. Sintomas que podem surgir na pele, no sistema gastrointestinal e respiratório”, explica o alergologista do Complexo Médico Provida, Gil Bardini Alves.

“As reações podem ser graves e comprometer vários órgãos e, se não tratadas, podem levar à morte. A alergia é o resultado de uma resposta exagerada do organismo”, alerta.

Fase adulta   

Apesar de grande parte das alergias alimentares surgirem na infância, muitos casos podem surgir na vida adulta. Um exemplo comum é a alergia a camarão e amendoim, que podem desencadear processos alérgicos, mesmo que a pessoa já tenha se alimentado com eles durante anos.

Investigação

Para começar a investigação de uma alergia alimentar, o primeiro ponto é ter um alimento suspeito. A realização de exames depende do mecanismo imunológico envolvido na possível alergia para reações alérgicas tardias. “É possível investigar a presença diante desse anticorpo por meio de consultas clínicas, exames de sangue ou testes cutâneos. A imunoterapia oral ou dessesensibilização é uma alternativa de tratamento recente que representa uma grande conquista para os pacientes”, explica o médico.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR