Semana da Consciência Negra tem programação cultural e debates em Tubarão
Em Tubarão, pela segunda vez, a Setorial Afro-Brasileira e a Associação de Resistência Ancestral realizam eventos até a próxima quinta-feira para marcar a Semana da Consciência Negra.
Com o tema “Conexões Afro-Brasileiras”, a programação é construída em parceria com o Museu Ferroviário e a Fundação de Cultura.
A abertura acontece hoje, às 19h30, com apresentação musical de Miro Victalvino. O destaque da noite é o desfile “Raiz que Coroa, Estética Afro em Movimento”, produzido por Aline Helena Martins e Kelvin Possidônio, que exalta a força e a beleza da moda afro-brasileira. O público também poderá visitar a exposição fotográfica “África Oriental, Terra, Povo e Vida Selvagem”, de José Warmuth, além da mostra e venda de livros de Noemi Balbino.
Amanhã, a programação começa às 19h30 com apresentações de Heleninha Freitas e Iasmin Costa. Em seguida, o Mestre Pé de Moleque conduz uma apresentação de capoeira ao lado de estudantes da Escola Faustina da Luz Patrício. A noite inclui gastronomia afro-brasileira com o Artesano Ateliê, além da continuidade das exposições de José Warmuth e Balbino.
A agenda de quarta-feira é voltada à arte e à educação. O espetáculo “Sementes”, do grupo Encantados Contadores de Histórias, abre a noite às 19h30. Logo depois, às 20h, Aleida Corrêa, Josiane Anacleto e Janaina Eufrásio participam da roda de conversa “Desafios da Educação Antirracista”, debatendo caminhos para uma escola mais inclusiva.
O encerramento ocorre nesta quinta-feira, com apresentação musical do grupo Cavaquinho de Ouro às 14h. A exposição “África Oriental, Terra, Povo e Vida Selvagem” permanece aberta para visitação, fechando a programação com foco na cultura, na memória e nas conexões que fortalecem a identidade afro-brasileira.