Desde às 12h45 dessa quinta-feira, Tubarão se aproximou de maneira institucional do Estado de Israel ao assinar o acordo de cidade-irmã com Hefer Valley, distante 30 quilômetros da capital Tel Aviv. O ato foi celebrado de maneira on-line, com o prefeito Joares Ponticelli e a prefeita Galit Shaul, formalizando o acordo em suas respectivas cidades.
“É um momento histórico. Sempre sonhei com a aproximação dos nossos povos e quando voltamos da missão, feita em Israel em 2019, ficamos ainda mais decididos a levar adiante esse projeto e esse sonho”, destacou o prefeito Joares.
Embora o acordo permita a possibilidade de negócios e atividades nas mais diversas áreas, inclusive tecnologia e inovação, na qual Israel é referência mundial, a intenção de Tubarão é concentrar forças na medicina, já que é referência regional nesse setor. Para o prefeito Joares Ponticelli, o Centro de Inovação, que será inaugurado no segundo semestre, deverá direcionar os trabalhos a partir dessa vocação do município.
Incentivo a programas de estudo
Entre os objetivos das duas cidades, estão o incentivo a programas de estudo no exterior entre as respectivas universidades e institutos acadêmicos, exploração da cooperação e o intercâmbio entre agências de desenvolvimento local, câmaras de comércio e departamentos de turismo, troca de conhecimentos profissionais nas áreas de sustentabilidade, energias renováveis, agrotecnologia e biotecnologia, entre outros.