Terça-feira, 09 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Com a passagem de ciclone, aulas estão suspensas hoje

Estado e alguns municípios aderiram à medida como forma de prevenção

09/12/2025 06:00|Por Redação

Santa Catarina enfrenta desde ontem até amanhã a atuação de um ciclone extratropical atípico, com risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica. A Defesa Civil não descarta a possibilidade de tempestade severa hoje.

Em razão dos alertas meteorológicos, o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), determinou a suspensão das aulas nas escolas estaduais. Até o fechamento desta edição, as prefeituras de Tubarão, Capivari de Baixo, Laguna, Pescaria Brava, Gravatal e São Martinho também seguiram a recomendação do governo e suspenderam as aulas dos turnos matutino e vespertino.

De acordo com a Defesa Civil, os temporais na região, com chuva pontualmente intensa, começam hoje, devendo ser o dia mais crítico, segundo a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram. A chuva deve ser persistente e, por vezes, intensa em curtos períodos, especialmente nas regiões litorâneas e áreas serranas próximas. O risco é alto para alagamentos e enxurradas. No Litoral, as rajadas de vento podem atingir 70 km/h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Amanhã, a meteorologista afirma que o sistema se afasta para alto-mar, e a instabilidade diminui. No entanto, o vento ganha força, com rajadas entre 60 e 80 km/h na maior parte das regiões, podendo chegar a 100 km/h em áreas costeiras e serranas. Estão previstas pancadas de chuva rápidas, mas o risco de ocorrências tende a ser menor.

Atípico  

Meteorologistas da Defesa Civil e da Epagri/Ciram explicam que o ciclone é considerado atípico por se formar em um período mais quente do ano e muito próximo da costa, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Outro fator incomum é a pressão atmosférica mais baixa do que o padrão e o deslocamento lento do sistema, o que amplia os impactos sobre o estado. Os efeitos devem se estender desde a formação, que começou ontem, até o afastamento para o oceano, previsto para quinta-feira.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR