19 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

Cirurgias eletivas no 1º trimestre são recordes

Número de procedimentos feitos em Santa Catarina teve aumento de 28%

08/05/2024 06:00|Por Redação

O primeiro trimestre deste ano foi marcado por grandes avanços na saúde catarinense. Dados da série histórica demonstram que, entre janeiro e março deste ano, o Estado estabeleceu recordes com a realização de 33.157 cirurgias eletivas com internação. Comparado ao ano de 2023, o aumento foi de 28%; já na comparação com 2022, o crescimento chega a 78%. O incremento no número de procedimentos foi observado em todas as especialidades. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde o começo de 2023, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem estruturado ações para a redução das filas de espera, promovendo o acesso desde as consultas até a cirurgia.

Para a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, os resultados desse trabalho têm sido observados na ampliação do acesso. “No final do ano passado, lançamos duas importantes ações como orientado pelo governador Jorginho Mello: o Programa de Valorização dos Hospitais e a tabela catarinense de cirurgias eletivas. Os números mostram o quanto essas ações são importantes; estamos garantindo que os hospitais recebam os valores condizentes com os procedimentos. Além disso, garantimos a sustentabilidade dessas unidades e asseguramos que as cirurgias sejam realizadas. Com isso, estamos caminhando para o nosso objetivo, que é trazer qualidade de vida para os catarinenses”, destaca Carmen Zanotto.

A ampliação pode ser observada em diferentes especialidades.

Desafio

Nas cirurgias ortopédicas, que são consideradas o maior desafio da Secretaria, a estratégia adotada foi a ampliação de prestadores, além do pagamento diferenciado para os procedimentos, chegando até 12 vezes pago pela Tabela SUS. Desde 2023, novos 13 hospitais foram habilitados pelo Estado para a realização de procedimentos de alta complexidade em ortopedia.

Crescimento

Os números apresentam uma crescente. No primeiro trimestre de 2022, foram 2.040 cirurgias ortopédicas, em 2023 chegou a 2.852 procedimentos, e agora, em 2024, foram 4.091. Na oncologia, também foram adotadas novas ações. Eles foram retirados da fila de cirurgias eletivas e elencados como pacientes tempo-sensíveis. 

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR