Tubarão e Rio Fortuna registraram menores temperaturas na manhã de ontem
O primeiro dia de julho foi de frio intenso no estado, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo em Santa Catarina.
No início da manhã de ontem, mesmo com o sol que apareceu, os termômetros não chegaram a 7°C e não ultrapassaram os 13°C até o meio da tarde, de acordo com a Epagri/Ciram. Tubarão e Rio Fortuna marcaram 1,3°C às 8h e chegaram, respectivamente, a 13,5°C e 12°C à tarde; Orleans, 1,8°C com máxima de 9,8°C; Jaguaruna amanheceu com 2,4°C e chegou a 12,2°C na parte da tarde; Imaruí foi de 3,1°C a 13,7°C; e Imbituba registrou 6,8°C pela manhã e máxima de 13°C à tarde.
Na Serra, a primeira neve do inverno e a segunda do ano foi registrada. Desta vez, a neve foi mais fraca e ocorreu em meio à chuva congelada. Conforme o meteorologista do órgão, Marcelo Martins, o fenômeno aconteceu entre 21h e 23h de segunda, nas cidades de Urupema, Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra.
Próximos dias
A onda de frio em Santa Catarina deve permanecer pelo menos até amanhã de manhã, de acordo com a previsão da Defesa Civil do Estado. Isso ocorre por causa do avanço gradual de uma massa de ar frio de origem polar, que favorece o declínio das temperaturas.
Além das manhãs frias, os termômetros devem subir pouco durante a tarde. Segundo a Defesa Civil, há risco para ocorrências relacionadas às baixas temperaturas, como grande desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias, hipotermia e congelamento de pistas nas áreas mais altas.