Domingo, 21 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Cidades contestam notícia sobre doses vencidas

05/07/2021 06:00

Prefeituras da região e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) negaram ter aplicado doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a covid-19. Os esclarecimentos sobre o caso foram apresentados após a Folha de São Paulo publicar uma reportagem que aponta a utilização de imunizantes fora da validade em 1.532 cidades do país. Na lista aparecem três cidades da região: Tubarão (com 104 doses), Imbituba (cinco doses) e Gravatal (duas doses).


A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Tubarão informou, por meio de nota, que o município recebeu 1.030 doses do lote citado no dia 25 de janeiro de 2021 e que todas essas vacinas foram aplicadas na Policlínica Central e em ações drive-thru, entre os dias 1º e 24 de fevereiro, portanto, dentro da validade do lote.


A secretaria de Saúde de Imbituba informou que também recebeu o lote em questão no dia 25 de janeiro e que as doses foram aplicadas nos meses de fevereiro e março, em sistema drive-thru, portanto, antes da data prevista para o encerramento da validade.


A secretaria de Saúde de Gravatal também afirmou que não foram aplicadas doses vencidas de vacina contra a covid-19 na população. A secretaria ressaltou ainda que todas as doses de vacina que chegam ao município são aplicadas imediatamente ou em curto prazo, não superior a 14 dias.


A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) informou em nota que “identificou que vários destes registros se tratam de erro de vinculação de lotes, ou seja, erro de registro que demandam correção imediata. Um ofício foi encaminhado aos municípios para que investiguem caso a caso, corrijam e deem um retorno ao Estado até hoje. Vários municípios já entraram em contato com a Dive, informando que já estão corrigindo os problemas apontados”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR