Idealizado para ajudar a criar negócios inovadores e incorporar também nas empresas já existentes na região, o Centro de Inovação de Tubarão entra na reta final das obras. Com as obras caminhando para a conclusão, a previsão é que em 60 dias o instrumento idealizado para fortalecer o ecossistema de tecnologia da região, por meio da geração de ideias, negócios, tecnologias e produtos do futuro seja entregue.
Toda a estrutura do prédio está praticamente pronta, restando agora a finalização da instalação da rede lógica e acabamentos, como colocação de revestimentos e pintura.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Giovani Bernardo, diz que a expectativa é que o local entre em operação com 80% da ocupação. “Antes da entrega serão lançados os editais de chamamento, mas as empresas já estão manifestando o interesse e, por isso, acreditamos que haverá uma grande adesão”.
O funcionamento do local é planejado de maneira bastante cuidadosa desde 2017, quando foram criados a Lei de Inovação e o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde então, a secretaria lidera as iniciativas voltadas ao estímulo de projetos inovadores, dentre eles o Centro de Inovação, que deve ser um gerador de negócios promissores e promover a transformação do perfil econômico da região.