Iolanda Uliano Michels comemorou seu centenário junto dos que mais ama
Sempre com muitas histórias para contar, determinada, autoritária – porém divertida (segundo a família) –, e apaixonada por doces. Assim pode ser uma pequena definição de Iolanda Uliano Michels, natural de Braço do Norte, mas moradora de Tubarão, que comemorou 100 anos.
Viúva de Ramiro desde os 84 anos, tem cinco filhas, quatro genros, oito netos e nove bisnetos. Segundo uma das filhas, Rute, Iolanda sempre foi uma pessoa muito ativa, autoritária e determinada. “Era bom sair de perto quando ela ficava brava”, brinca. “Mas, por outro lado, era muito divertida e muito além do seu tempo”, completa, orgulhosa.
Sempre proporcionou às filhas, juntamente com o marido, estudo em colégio particular, muitos livros, revistas e, principalmente, conhecimento.
“Minha mãe acolheu os genros como se fossem filhos e nunca interferiu na escolha das filhas em relação a namorados, carreira profissional e amigos, sempre nos respeitando. Ajudou na criação dos netos e ainda do primeiro bisneto”, destaca Rute.
Passeio
Iolanda adora passear de carro. Nos últimos anos, Rute passeia com ela três vezes por semana por muitas cidades da região. “Atualmente, passeamos mais por bairros de Tubarão, conhecendo cada casa. Pelo caminho, ela vai contando suas histórias e se diverte muito com isso”, revela a filha.
Cuidados que dá e recebe
Iolanda mora hoje com a filha mais velha, Sílvia, que se desdobra para fazer suas vontades e deixá-la feliz. Conta também com o apoio das outras quatro filhas (Regina, Márcia, Claret e Rute) e de cuidadoras. Ficou lúcida até os 95 anos. “Agora, um pouco menos e nem ouve bem, mas é bem saudável”, garante. “Ela fica mais quietinha, mas ainda conta histórias”, diz Rute. “Minha mãe sempre deu atenção a todos que batessem à sua porta: uma maçã para fulano, um sanduíche para sicrano, um lanche para os rapazes do caminhão do lixo, dinheiro para comprar medicamento para quem pedia, e assim por diante”, lembra Rute. “Era também uma exímia fazedora de tricô”, completa.