Comemoração dos 33 anos de Capivari de Baixo aconteceu neste domingo
Mais de cinco mil pessoas prestigiaram, ao longo de toda a tarde de ontem, os eventos realizados em comemoração ao aniversário de Capivari de Baixo.
O Parque Diamante + Energia foi o palco das apresentações, brincadeiras com palhaços e muitas outras atividades, que começaram às 16h e seguiram até a noite.
Um dos pontos altos da festa foi o corte dos 33 bolos em comemoração à idade do município. Além disso, as apresentações dos alunos da Apae, dos grupos de idosos e do Estúdio de Dança Micaella encantaram o público.
Ainda na sexta-feira, já em comemoração ao aniversário, alunos da rede municipal de ensino, incluindo os dos Centros de Educação Infantil, fizeram homenagens.
A secretária de Educação, Carla Xavier, destacou que essas atividades proporcionam às crianças “a oportunidade de conhecer melhor a história e os valores da nossa cidade. É uma forma divertida e educativa de despertar o amor pelo lugar onde vivem.”
Apresentação teatral homenageia o município
Por Tatiana Dornelles
Um espetáculo teatral que resgatou a história de Capivari de Baixo foi apresentado por 108 alunos, distribuídos entre os períodos matutino e vespertino, do Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ceaca).
Denominada “Capivari de Baixo, Terra Amada”, a peça homenageou a cidade pelo aniversário e nomes que fizeram parte desta trajetória. “A ideia surgiu em fevereiro, na reunião de planejamento anual do Ceaca. Queríamos criar algo que resgatasse a história de Capivari e pensamos que a melhor forma de fazer isso seria homenageando pessoas que fazem parte dessa história, contando-a através dos nossos jovens, crianças e adolescentes”, explica a coordenadora do Ceaca e assistente social Rosa Machado Silveira.
O projeto foi desenvolvido durante fevereiro e março, englobando atividades como criação de maquetes, elaboração de figurinos, ensaios e o aprofundamento na história da cidade. “Sinto a certeza de dever cumprido. Nossas crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de vivenciar a história do passado, com um olhar voltado para o futuro. O espetáculo foi lindo e muito emocionante”, ressalta Rosa.
Equipe
Para o desenvolvimento do projeto, estiveram à frente as educadoras sociais Graziela Felippe, Elisete Corrêa, Erica Nascimento, Priscilla Konig; o professor de Educação Física Sidnei Silveira; a instrutora de Arte Heloisy Steffen; oficineiro do CRAS Kauã Nascimento; o instrutor de Música Natan Silva; o instrutor de Teatro Arildo Junior; a pedagoga Elisabete Corrêa; a psicóloga Camila Costa e a assistente de Coordenação e Nutricionista Marina da Rosa.