Celebrações religiosas e uma grande programação seguem até segunda-feira
Católicos de Tubarão estão na expectativa para a Festa da Padroeira 2025. A tradicional celebração é realizada pela Catedral Diocesana e acontece a partir desta sexta-feira até segunda, dia de Nossa Senhora da Piedade.
Uma das celebrações mais tradicionais da Cidade Azul, ao longo dos anos o evento se tornou um símbolo de fé e devoção à Nossa Senhora da Piedade, e neste ano traz novamente uma programação que une celebrações religiosas, shows, apresentações culturais e a movimentação de barraquinhas.
O evento será realizado na Praça da Catedral, que contará com estrutura coberta para maior conforto dos fiéis e participantes. A movimentação começa já nesta sexta-feira, com a apresentação do grupo tubaronense Jeito Louco, logo após a missa. No sábado, quem sobe ao palco é o cantor católico Thiago Brado, em sua primeira apresentação em Tubarão.
No domingo, a programação inicia cedo, com a entrega do almoço drive-thru (frango assado, farofa e maionese). Durante o dia, haverá ainda apresentações culturais de grupos da cidade, o show do cantor Thiago Aguiar e um show pirotécnico de baixo estampido.
Para o pároco da Catedral, padre Eduardo Rocha, a festa é um convite profundo a um encontro de fé e união. “Estamos em contagem regressiva para nos reunirmos, em comunhão com as famílias da cidade, como um símbolo de devoção à nossa padroeira. Preparamos tudo com muito carinho para acolher a todos, com a esperança de que esta festa fortaleça ainda mais nossos laços e renove nossa fé”, reforça o padre.
A secretaria de Serviços Públicos e Zeladoria realizou nesta semana toda a manutenção do entorno da Catedral Diocesana de Tubarão para a abertura da Festa da Padroeira.
Religiosidade
Como preparação para o Dia de Nossa Senhora da Piedade, serão celebradas as Missas do Tríduo nas noites de sexta, sábado e domingo, com a presença de padres convidados. A missa festiva, marcada para segunda-feira e presidida pelo bispo Dom Adilson Pedro Busin, será o ponto alto da programação religiosa, encerrando a festividade com fé e devoção.
Neste dia, pela única vez no ano, a primeira imagem de Nossa Senhora da Piedade trazida a Tubarão, considerada um verdadeiro ícone de fé para a comunidade local, será exposta.