A vacinação contra a covid-19 avança na região. Ontem, Capivari de Baixo comemorou dados divulgados pelo boletim Vacinômetro pela Vigilância Epidemiológica. Segundo o relatório, a cidade tem 40,5% dos moradores já imunizados, ao menos, com uma dose contra o coronavírus.
Segundo a secretária de Saúde, Andréa Paes, a expectativa é que até o fim do ano este quadro alcance próximo dos 70%, restando apenas crianças e adolescentes, último público-alvo a receber a medicação contra a doença.
Ao todo, são 25,2 mil habitantes (censo do IBGE) e 13.337 doses já aplicadas até aqui, sendo 10.215 pessoas protegidas com a primeira dose e 3.122 mil com as duas ou a aplicação única da Janssen.
No dia 9, quase 900 moradores foram vacinados, boa parte das idades entre 35 a 39 anos. Quem não pôde comparecer à ESF Centro II nesta data, pode ir nesta semana, menos amanhã, data destinada à segunda dose dos quilombolas (da Ilhotinha). “Vamos buscar mais doses junto ao governo do Estado e, com isso, avançar nas idades o mais rápido possível e garantir a proteção da população”, diz o prefeito Vicente Costa.
Mais cinco mortes
Nas últimas 72h, a região teve mais cinco mortes devido à covid-19. Foram quatro em Tubarão e uma em Braço do Norte. Ao todo, a região já registrou, desde o início da pandemia, 68.414 casos de coronavírus. Destes, 65.633 já são considerados curados. O total de óbitos chega a 1.154 pessoas, que não resistiram às complicações da doença.