Material encaminhado para empresa será convertido em novos produtos
Cerca de 200 pneus inservíveis recolhidos em Capivari de Baixo foram destinados à reciclagem por meio do programa Penso, Logo Destino (PLD). A coleta, realizada pela Prefeitura em parceria com uma empresa credenciada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), representa a quinta remessa encaminhada pelo município neste ano.
Diferentemente das coletas anteriores, desta vez o material foi contabilizado pelo número de unidades, e não pelo peso. Isso ocorreu porque o caminhão responsável pelo transporte também recolheu pneus em Laguna antes de seguir para o destino final.
Após a coleta, os pneus passam por um processo de reciclagem mecânica, no qual são triturados para separar borracha, aço e fibras. Os materiais recuperados retornam à cadeia produtiva e servem como matéria-prima para a fabricação de diversos produtos, reduzindo o descarte inadequado de um resíduo que pode levar entre 500 e 600 anos para se decompor no meio ambiente.
Pontos de entrega
A população pode entregar pneus usados no Ponto de Entrega Voluntária (PEV), localizado nos fundos do antigo Recreio do Trabalhador, com acesso pela rua João Ernesto Ramos. O atendimento é realizado às terças-feiras, das 8h às 11h30.
Além dos pneus, o município mantém pontos de coleta para eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias. Os materiais podem ser entregues em locais como o Ginásio Municipal Poliesportivo Juan Manuel dos Santos, escolas da rede municipal, Centros de Educação Infantil (CEIs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Pronto Atendimento, Vigilância em Saúde, Prefeitura e Câmara de Vereadores, conforme o tipo de resíduo.