Dois alunos de uma mesma escola faleceram em dez dias, mas causas são diferentes
As mortes de duas crianças em um intervalo de dez dias, da mesma escola em Capivari de Baixo, fez com que a prefeitura, por meio da Vigilância em Saúde, emitisse um comunicado. O objetivo é esclarecer à população que a possibilidade de um surto de alguma doença transmissível está descartada.
Segundo a prefeitura, os dois óbitos de alunos pertencentes à EMEB Dom Anselmo Pietrulla, são fatos que não têm vínculo entre si. A morte ocorrida na terça-feira à noite, de Ana Clara Prates Andrade, de oito anos, se deu por um quadro respiratório. Já o falecimento de Alfredy Carara Moraes Gomes, de quatro anos, no dia 3 de junho, foi em decorrência de meningite. “Ambas as doenças são preveníveis com as vacinas, embora não com a eficácia de 100% dos casos”, diz o comunicado postado nas redes sociais do município.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Caroline Zabot, apesar dos fatos trágicos envolvendo a morte de duas crianças, é importante tranquilizar a população quanto a um possível surto.
“Foram fatos isolados e que não têm ligação entre eles. Inclusive, eles estudam em séries e prédios diferentes na escola. No caso do menino, que faleceu em decorrência de meningite, seguimos todas as orientações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) e não foi necessário fazer uma intervenção maior, apesar de todas as ações necessárias terem sido feitas, como verificação do calendário vacinal das crianças, orientações à direção da escola, entre outros. Já no caso da menina, a causa da morte foi pneumonia”, explica.
“Respeitamos o luto da família e estamos aguardando os resultados dos exames laboratoriais do Laboratório Central de Santa Catarina – Lacen para ter conhecimento de qual agente causador da doença deste último óbito. Por ora, a Vigilância em Saúde informa que não se trata da ocorrência de um surto de doença transmissível, portanto, não há necessidade de interrupção de atividades escolares ou outras intervenções”, reforça a prefeitura.
Importância da vacina
A Secretaria de Estado da Saúde alerta para a importância da vacinação contra a meningite. As doses estão disponíveis para todas pessoas, independentemente de idade. Assim também como a vacina da gripe.