Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Capivari de Baixo comemora 29 anos

30/03/2021 06:00
Sandro Silva/DilvulgaçãoPMCB/DS

Nos 29 anos de emancipação político-administrativa, o município de Capivari de Baixo já estuda a viabilidade de um novo mapa da cidade, com planejamento e desenvolvimento urbano e rural.


Assim como muitos outros municípios, Capivari de Baixo passa pelo seu pior momento na pandemia do coronavírus, com 40 mortes registradas. O prefeito Vicente Corrêa Costa assumiu também a secretaria de Saúde para, como médico, atuar ainda mais de perto neste período. Mas mesmo com todos os problemas na área sanitária, que acabou comprometendo diversas áreas, como a economia e a educação, Vicente diz que não desistiu de colocar em prática todo o seu plano de governo.


Entre as ações atuais, além de todo o trabalho na área da saúde, está sendo realizado um trabalho de infraestrutura na área de drenagem. “Claro que nosso foco principal é a saúde, neste momento tão grave que vivemos, e estamos trabalhando por ela. Mas também precisamos dar continuidade a obras necessárias na cidade onde hoje moram aproximadamente 26 mil pessoas”, diz.


O prefeito conta que já está sendo feito todo o estudo para uma restruturação do mapa, com atualização cadastral dos imóveis. “Teremos certamente um novo desenho de Capivari de Baixo. Muita coisa mudou e estamos defasados com estas informações. Esta atualização é mais do que necessária para o desenvolvimento e planejamento urbano”, pontua.

 

Plebiscito aprovou a emancipação em 1992

Em 15 de março de 1992 foi realizado o plebiscito e aprovada a emancipação de Capivari de Baixo, com 4.377 votos a favor.


No dia 27 de março do mesmo ano, foi aprovada pela Assembleia Legislativa a criação do município, desmembrando-o de Tubarão. No dia 30 de março de 1992, o governador Vilson Pedro Kleinubing sancionou a lei nº 8.556, criando oficialmente o município de Capivari de Baixo.


Até 1941, Capivari era uma região agrícola, até que a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em 1945, provocou um aumento considerável na população e, assim, Capivari tornou-se um imenso canteiro de obras com operários bem pagos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR