17 DE NOVEMBRO DE 2024
Fechar [x]

Candidatos se manifestam sobre lista de inelegíveis

Quatro nomes da região estão em relação do Tribunal de Contas do Estado

15/08/2024 06:00|Por Redação

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) publicou esta semana, no seu Diário Oficial Eletrônico, a lista com mais de 700 nomes de pessoas que tiveram suas contas relativas ao exercício de funções ou cargos públicos rejeitadas por “irregularidade insanável”, ou seja, que não é mais possível de ser corrigida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há, ao menos, quatro candidatos majoritários da Amurel, com seus nomes aprovados nas respectivas convenções, na lista: Michell Nunes (PL), candidato a prefeito de Imbituba; Célio Antônio (PT), candidato a prefeito de Laguna; Mauro Candemil (MDB), candidato a prefeito de Laguna; Rudnei Carlos do Amaral Fernandes (MDB), candidato a prefeito de Gravatal.

A relação de nomes – aprovada na semana passada pelo TCE, em processo relatado pelo conselheiro Luiz Roberto Herbst – foi disponibilizada à Justiça Eleitoral, que usará as informações como subsídio na análise dos pedidos de registro de candidatura. No caso de eleições municipais, o julgamento é feito pelo juiz eleitoral.

Citados falam sobre como fica a situação agora

A respeito da citação de seus nomes na lista do TCE, os candidatos da região disseram, no entanto, que a situação eleitoral não muda e eles continuam concorrendo. 

Em Laguna, são dois postulantes ao cargo de prefeito citados. Mauro Candemil disse ontem ao DS que já sabia desta situação, mas está tranquilo e seus advogados já estão atuando para reverter a situação. “São situações passadas e apuradas por nossa equipe, que está atuando na defesa. Tanto que aceitei concorrer neste pleito. Além de tudo, são ações onde não houve dolo nem ao erário, nem à população ou empresas, enfim. Sigo tranquilo”, afirma.

Célio Antônio, também candidato a prefeito de Laguna, afirma que todas as suas contas foram aprovadas pela Câmara de Vereadores. Há uma situação em 2012 que teve incongruência, mas, como disse, tudo foi aprovado pela Câmara e não há nada que me desabone. Continuo como candidato e os trabalhos estão sendo realizados”, pontua.

Em Gravatal, o candidato também segue concorrendo. Douglas Lima Honorato, da executiva do partido, disse que as providências já estão sendo tomadas pelo corpo jurídico para reverter a situação e tudo segue agora aguardando o resultado final para homologação dos candidatos dentro do prazo, que ocorre até amanhã.

Imbituba

O candidato de Imbituba, Michell Nunes, também apontado na lista, não atendeu as ligações e, por mensagem, apenas respondeu que estava em reunião, mas não retornou até o fechamento desta edição. 

CORREÇÃO: O texto original dizia que o candidato a vice-prefeito Edvaldo Bez de Oliveira, o Vardo (MDB), também constava da lista. A informação estava incorreta e foi corrigida

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR