Sexta-feira, 15 de maio de 2026
Fechar [x]

Câmara começa a ouvir testemunhas de processo

06/07/2023 06:00

A comissão processante da Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo, responsável pelo processo de impeachment do prefeito afastado Vicente Corrêa Costa, realizou ontem a primeira audiência de instrução. Os depoimentos ocorreram por meio de videochamada.


Foram arroladas para este encontro 11 testemunhas, porém, apenas sete prestaram esclarecimentos, sendo que três foram dispensadas e uma não pôde comparecer por estar em curso.


O presidente da comissão processante, Sebastião da Rocha Costa, comandou o encontro e realizou os questionamentos. O relator Fernando de Oliveira da Silva Júnior e o membro da comissão Pedro Medeiros Camilo também fizeram perguntas para as testemunhas do autor da denúncia. O denunciante, o advogado Samuel Custódio de Oliveira Neto, também estava no encontro, assim como o advogado de defesa de Vicente, Eduardo Faustina da Rosa.


A comissão processante foi criada para averiguar a representação apresentada pelo denunciante, que solicita a apuração de eventual infração político-administrativa cometida pelo prefeito afastado Vicente Corrêa Costa na Operação Mensageiro. A representação que deu origem aos trabalhos aponta que Vicente foi sagaz em cometer infrações político-administrativas. O autor pediu, ainda, que o gestor seja afastado imediatamente de suas funções sem subsídios a partir do dia 14 de abril.


Todo o processo deve ser concluído no início de agosto. Se não houver julgamento dentro do prazo, o processo é arquivado, no entanto, pode ser feita nova denúncia sobre os mesmos fatos.


Vicente Corrêa Costa está preso desde o dia 2 de fevereiro. Ele foi detido na segunda fase da Operação Mensageiro. No dia 13 de junho, tornou-se réu em decisão dos desembargadores da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Vicente está detido no Presídio Santa Augusta, em Criciúma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR