Público que mais buscou crédito foi o masculino, com participação de 53,61%
A busca por crédito no país teve um crescimento de 3,01% em maio deste ano em comparação com maio de 2023. É o que mostra o Indicador de Demanda por Crédito da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgado nesta semana.
Na passagem de abril para maio, o número teve uma queda de -4,77%.“Nos últimos 12 meses o país teve uma melhoria na renda e no desemprego, por isso é normal que a busca por crédito tenha aumentado em comparação com o ano passado. Em relação ao último mês observamos uma queda, o que, apesar do momento de retomada do crédito, indica que essa recuperação pode ser afetada pelas recentes decisões macroeconômicas”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
Para o presidente, a sinalização de estabilização dos juros no patamar atual e o cenário econômico internacional acendem um sinal de alerta para os consumidores. “Tomar crédito pode ficar mais caro e difícil nos próximos meses, o que deve fazer com que se diminua também a contratação de financiamentos e créditos no país”, afirma.
Perfil
Analisando o perfil do consumidor que buscou crédito no Brasil em maio, nota-se que o público predominante é o masculino, com participação de 53,61%. Na abertura por faixa etária, o público com participação mais expressiva foi de 40 a 49 anos, que representou 24,88% do total.
O indicador aponta que, do público consultado, 1,92% contrataram algum serviço de crédito. Os dados mostram que desse público, 71,04% contrataram empréstimo e 27,35% financiamento, totalizando 98,39%. No momento da consulta, 32,27% dos consumidores possuíam alguma restrição ativa.