A presença contínua desses animais reforça o estado de alerta e mobilização das autoridades de saúde do município
Um mutirão realizado pela Vigilância Epidemiológica de Braço do Norte, no bairro Santa Luzia, resultou na captura de 25 novos escorpiões-amarelos (Tityus serrulatus), considerada a espécie mais venenosa da América do Sul.
Com isso, o número total de escorpiões encontrados no bairro sobe para 62, sendo 11 na primeira vistoria, 15 localizados por moradores, 11 durante o mutirão da semana passada e agora mais 25. A presença contínua desses animais reforça o estado de alerta e mobilização das autoridades de saúde do município.
A ação contou novamente com a utilização de lanternas de luz negra, que facilitam a localização dos escorpiões à noite, período em que estão mais ativos. “Nossas equipes estão preparadas, atuando com estratégia e equipamento adequado para reduzir ao máximo os riscos à população”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nágila Morgan.
O secretário municipal de Saúde, Michell Sombrio, destaca que o combate à infestação continua sendo tratado como prioridade: “Estamos agindo com responsabilidade, ampliando o mapeamento das áreas de risco, reforçando as orientações à comunidade e organizando novos mutirões de fiscalização”.