A balsa na travessia dos Molhes, em Laguna, sofrerá um aumento neste mês. Com a mudança nos valores, um carro, por exemplo, pagará R$ 46 (ida e volta) para atravessar o canal. Antes, pela travessia, o mesmo veículo pagava R$ 34.
Como reação à divulgação do aumento de preços por parte da empresa que opera a balsa, Laguna Navegação, a prefeitura de Laguna divulgou um comunicado informando que não autorizou reajustes nos valores dos serviços de travessia oferecidos pela empresa.
A nota foi publicada na última sexta-feira no site oficial do município. “Sendo aplicada qualquer alteração sem prévia autorização do governo municipal, medidas cabíveis deverão ser tomadas pela procuradoria jurídica”, informou a prefeitura.
Segundo a Laguna Navegação, o reajuste se baseia na decisão de um processo da 2ª Vara Cível da comarca de Laguna, de 2014, que autoriza a empresa a aplicar correção monetária da tarifa em 18 de outubro, quando não executado pelo município.
Já a tarifa diferenciada para quem mora na região da ilha não deve ser mais aplicada, por conta do vencimento do termo de ajustamento de conduta (TAC), assinado entre a prefeitura, a concessionária e a União das Associações de Pesca da Ilha (Uapi) há três anos.