Uma baleia-jubarte encalhou em na praia do Balneário Esplanada, na manhã de ontem. O animal foi visto na orla por moradores locais e uma verdadeira operação na tentativa de resgate mobilizou um grupo de diferentes órgãos.
Durante a tarde de ontem, profissionais, com apoio de bombeiros e pescadores, tentaram direcionar a baleia para o fundo do mar através de um cordão de força.
O animal tem cerca de 11 metros e a ação de resgate não teve sucesso até o fechamento desta edição. Biólogos do Instituto Australis informam que o animal é um adulto e não estaria machucado.
Ainda ontem, os profissionais decidiam a melhor maneira de retirar a baleia do local. O objetivo era garantir o estado de saúde do animal, para que, talvez, uma tentativa de retirada com a ajuda de um barco fosse realizada. As tratativas seguiram até o fim do dia.
Até o fechamento desta edição, o animal seguia vivo e com o monitoramento dos órgãos responsáveis por garantir sua integridade. Hoje, deverá ser decidido se a operação de resgate seguirá com a ajuda do barco.