Artigo
Uma sorridente Fernanda Torres recebeu um dos grandes prêmios que a indústria cinematográfica pode propor: o Globo de Ouro. É o Brasil, mais uma vez, garantindo visibilidade, em anos difíceis no cinema nacional e as polêmicas da premiação.
Mesmo com uma polêmica aqui, outra ali, o Globo de Ouro é ainda uma das premiações mais importantes do cinema e da TV. Apesar da imprensa brasileira destacar a grande vencedora Fernanda Torres, o brasileiro precisa saber que o Globo de Ouro traz os melhores filmes, séries, atrizes e atores de cinema e TV, entre outras categorias que são variadas.
Brasil de volta ao cenário internacional
Desbancando atrizes de nome como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Kate Winslet, Tilda Swinton e Pamela Anderson, a brasileiríssima Fernanda Torres mostra que o nosso país é rico em cultura audiovisual, também.
Mesmo que Ainda Estou Aqui não tenha ganhado na categoria de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, perdendo para a favoritíssima Emília Perez, da França, os fãs podem se contentar em ver que o Brasil, depois de muitos e muitos anos, teve a força para retornar a uma premiação. Em 1999, Central do Brasil venceu na categoria, sendo essa a única vitória do país em toda a história de poucas indicações (outras três). No Oscar, a história é outra, mas não foge da “raia”.
Essa vitória significa, além disso, uma “reparação histórica” de Montenegro não ter vencido como Melhor Atriz em Filme Drama em 1999. Na época, a “beleza australiana/americana” Cate Blanchett ficou com o prêmio pelo filme Elizabeth, que não é melhor que Central do Brasil. Por isso mesmo, o filme inglês e com língua inglesa e francesa perdeu para o longa de Walter Salles, que repete a dose com duas indicações anos mais tarde.
A corrida pelo Oscar: Brasil tem chance?
Respondendo à pergunta logo de cara, sim, o Brasil tem chance. Fernanda Torres deve, sim, ser indicada como Melhor Atriz, e vai disputar muito bem com Angelina Jolie, Cinthia Erivo ou Ariana Grande, ambas de Wicked, Karla Sofía Gascón de Emilia Pérez, Demi Moore de A Substância e até Tilda Swinton, que com certeza será indicada por O Quarto ao Lado.
Por vencer no Globo de Ouro, Fernanda Torres conquista um olhar mais amigável dos membros que elegem os indicados e votam nos vencedores ao Oscar. É, sim, plenamente possível, a vitória de Fernanda Torres no Oscar 2025, mesmo que expanda mais por colocar atrizes de filmes de diversas categorias.
Porém, a coisa muda sobre Melhor Filme Internacional. A grande chance agora de Ainda Estou Aqui é vencer no Critics Choice Awards, que esnobou Fernanda Torres, mas, ao menos, o filme concorre na principal categoria da noite do dia 26 de janeiro.
No Critics, o filme brasileiro vai enfrentar adversários como Um Completo Desconhecido, Anora, O Brutalista, Duna: Parte 2, Conclave, Nickel Boys, Emilia Pérez, Sing Sing, A Substância e Wicked.
E bom, se vencer no Critics, é plenamente o grande favorito para o Oscar 2025. A lista dos indicados finais sai no dia 23 de janeiro. Tenho a certeza de que Fernanda Torres estará no Oscar, e também, a certeza de que Ainda Estou Aqui leve o Brasil como mais um indicado. Agora, cabe saber se o Brasil vence na categoria de Melhor Atriz, Melhor Filme Internacional ou leva as duas estatuetas.