Prof. Maurício da Silva
Diretor-preesidente da Fundação Municipal da Educação
Não foi a homenagem que gostaríamos e a Pátria merece. Gostaríamos de ver nossos estudantes e as entidades, empolgados, desfilando. Nossos professores, diretores e funcionários orientando os estudantes e os milhares de tubaronenses e visitantes lotando os dois lados da avenida, como sempre ocorreu.
Mas, acertadamente, a comissão organizadora suspendeu os desfiles para evitar o agravamento da pandemia, agora mais contagiosa, com a variante Delta. São dois anos sem desfile de 7 de setembro devido ao coronavírus. Também ocorreu a chuva que restringiu, ainda mais, as homenagens. No entanto, em tempos de pré-crise hídrica, a chuva é bem-vinda e se agradece por ela. O mais importante é que, mesmo com as adversidades causadas pelo vírus e pela chuva, fizemos as homenagens à Pátria.
As autoridades civis e militares compareceram. Os pronunciamentos se sucederam e o hino nacional foi brilhantemente executado pela Sociedade Musical Lira Tubaronense. Em pronunciamento, mencionei, entre outros aspectos, a educação como fator decisivo para consolidar a independência das pessoas, dos países, dos estados e dos municípios, como fazemos em Tubarão.
Não há, na história, exemplo de país que tenha triunfado sem educação de qualidade para todos. E não haverá, porque a base das novas formas de gestão e de produção da economia é o conhecimento. São dois anos sem o desfile de 7 de setembro, devido ao coronavírus. Com o avanço da vacina e se todas as pessoas tomarem os cuidados necessários, no ano que vem, faremos o desfile dos desfiles, ainda mais bonito, emocionante, organizado e ágil, como foi o de 2019, o melhor de todos os tempos.