Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Artigo: É tempo de inovar!

11/05/2021 06:00

Mauro Paes Corrêa

Membro do Conselho Tubarão 180 Graus e Presidente do Colegiado de TI da AMREC


Tubaronenses, nossa cidade marcha novamente para um período de luz, com a  iniciativa pública e privada, em consenso e olhando unicamente para a bandeira do município. Falo como representante da comunidade, participando do  Conselho Tubarão 180 Graus, voltado principalmente para o desenvolvimento de inovação e tecnologia, além de outras atividades de igual importância.


O conselho vem realizando um valoroso trabalho, em prol da inovação e desenvolvimento, com o apoio de projetos e ideias originárias da iniciativa pública, que buscam unir educação, indústria, comércio e, inclusive, o segmento de saúde, nas iniciativas abordadas. Outras áreas, obviamente, acabam se beneficiando de forma indireta com este trabalho.


É justamente no mundo da tecnologia que nossa cidade está mostrando suas qualidades. Empresas de outras cidades estão gradativamente instalando-se aqui. Ainda que haja carência temporária de mão de obra no segmento, o próprio comitê já trabalha em grupos de estudos para fortalecer ainda mais a cidade, como formadora de mão de obra, fama que Tubarão nunca deixou de ter. Basta olhar para a UniSul, principalmente na década de 90, bem como o antigo CIP, atual Cedup. Exportávamos mão de obra e agora estamos precisando cada vez mais de profissionais para suprir nosso próprio mercado. As empresas, inclusive, não hesitam em treinar colaboradores com potenciais para determinadas áreas de conhecimento, pois acabam resolvendo dois problemas de uma só vez: já conhecem o perfil do colaborador e o capacitam, trazendo como consequência o reconhecimento do seu trabalho e o incentivo para a aplicação do conhecimento no seu próprio local de trabalho.


Outro bom desafio é trabalhar em nível educacional e cultural sobre a importância dos jovens estarem inseridos em alguma área ligada à tecnologia e inovação. Neste cenário, observamos os exemplos de Israel, Índia e Coreia do Sul, quando falamos de países, e no Brasil olhamos para Florianópolis, Maringá (PR) e Criciúma. Aliás, a cidade do carvão tem uma sinergia intensificada com Tubarão, caindo por terra aquela velha rixa retrógrada entre as duas regiões. Elas se completam, cada uma com suas ações positivas quando falamos de inovação. Falo por experiência própria, como presidente de um dos Colegiados de Tecnologia da Informação mais ativos de Santa Catarina. Na esfera pública, Amurel e Amrec estão muito mais conectadas nestes últimos dois anos que se compararmos há dez anos.


Se o assunto ainda não lhe convence, observe por outro ângulo. Na sua quase totalidade, a inovação trabalha constantemente o desenvolvimento de produtos e serviços que buscam trazer sustentabilidade ambiental, assunto indispensável e irrevogável nos dias de hoje. Não importa sua idade, sempre há tempo de entrar em novas áreas de conhecimento ligadas à inovação, que trazem sempre a certeza certeira da empregabilidade e crescimento profissional. Pense nisso!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR