No verão, aumentam as incidências de acidentes com cobras, aranhas e escorpiões. Biólogos dão dicas de prevenção
“Por isso, não se deve matá-las ou feri-las. Além de ser crime ambiental, as serpentes auxiliam no controle de pragas, e o veneno delas é usado em tratamentos médicos”, pontua o professor.
Recomendações
Se um animal for localizado em uma área residencial, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Ambiental para removê-lo e levá-lo a um local apropriado. “No caso de picadas, é essencial buscar atendimento médico o mais rápido possível. Não é recomendado fazer torniquete ou amarrar o membro afetado. Além disso, não se deve cortar o machucado, muito menos colocar qualquer tipo de material sobre a ferida”, reforça o biólogo.
Caramujos africanos em Imbituba
A Vigilância em Saúde de Imbituba realizou na manhã de ontem uma ação paliativa, na avenida Beira-Mar, para combater a proliferação do caramujo africano, após várias denúncias de moradores que caminham pelo local. De acordo com a coordenadora, Sandra Mara Leal, o município enfrenta uma infestação descontrolada do animal. “Começamos com essa ação paliativa, mas nos próximos dias vamos realizar ações mais eficientes em todos os bairros da cidade”, disse. A orientação é para que os moradores evitem o contato com o caramujo, e que procurem fazer a captura com as mãos protegidas e levem até os pontos de coleta, vivos, e em sacos plásticos.