Alunos de duas turmas da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Tubarão participaram do Bazar Pedagógico, realizado pela instituição dentro do Proal - Programa de Atividade Laboral e Pré Qualificação.
A atividade contou com a organização da equipe de assistentes sociais e da coordenação pedagógica, envolvendo alunos com idades entre 16 a 21 anos.
O bazar consistiu em criar um ambiente onde é possível simular a atividade de compra das peças de roupas pelos próprios alunos. Além de lúdica, a atividade foi solidária, uma vez que adquiridas as peças, os alunos as levaram para casa.
Para a assistente social que integra a equipe da Apae, Daniela Réus, esta atividade contribui muito com o desempenho dos educandos em seu cotidiano. “Atividades assim auxiliam os alunos para que eles consigam exercitar ações de atendimento ao público, compra e venda, entre outras”, explica. Ela lembra que se torna também um momento de interação social muito eficaz, levando em conta que diversas famílias passam por dificuldades, especialmente nesta época do ano. “Com o início do inverno, as famílias dos alunos terão a oportunidade de receber roupas para se aquecerem”.
Currículo funcional natural
Uma das frentes de trabalho da Apae de Tubarão é a aplicação do Currículo Funcional Natural, que busca ensinar o aluno a ter autonomia em atividades cotidianas. Lembrando que todas as atividades presenciais cumprem o Plancon (Plano de Contingência) do município e da própria instituição.