Com o anúncio, o Estado antecipou em 53 dias o calendário divulgado anteriormente
O governo do Estado divulgou na quinta-feira o novo calendário de vacinação. A previsão é que toda a população catarinense vacinável, acima dos 18 anos, receba, pelo menos, a primeira dose do imunizante até o dia 31 de agosto. Com o anúncio, o Estado antecipou em 53 dias o calendário divulgado anteriormente. A proposta foi aprovada na reunião da Comissão Intergestores Bipartide (CIB).
“Nós só vamos voltar à normalidade quando todos os catarinenses estiverem vacinados. Até o fim de agosto, todos adultos acima de 18 anos receberão a primeira dose. Isso vai trazer esperança”, destaca o governador Carlos Moisés.
Nesta faixa da população acima dos 18 anos são mais de 5 milhões de pessoas que poderão ser imunizadas. “Aprovamos, por unanimidade, a proposta do novo calendário de vacinação contra o coronavírus prevendo a vacinação dos cidadãos catarinenses acima de 18 anos até agosto. Ainda há a possibilidade de regrarmos de 12 a 18 anos, conforme critério do Ministério da Saúde, na Comissão Intergestores Tripartite, que deve acontecer nos próximos dias”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Motta Ribeiro.
A vacinação segue dividida em grupos etários, chegando aos maiores de 30 anos até o fim de julho e ampliando para os acima dos 18 anos até 31 de agosto.
Lista dos grupos de vacinação
Para pessoas acima dos 40 anos, as novas datas previstas são de 1º a 8 deste mês. Já para pessoas de 35 a 39 anos, a data é de 9 a 22 de julho. As pessoas de 30 a 34 anos, devem ser vacinadas de 23 de julho a 5 de agosto; logo em seguida inicia a imunização para pessoas de 25 a 29 anos, entre as datas de 6 de agosto a 19 do mesmo mês. Por fim, jovens de 18 a 24 anos podem ser imunizados de 20 a 31 de agosto.