Estudante de Tubarão, Pedro Espíndola ganhou destaque no Ministério Público
O jogo “Fuja da Corrupção”, desenvolvido pelo estudante Pedro Espíndola, de 17 anos, do Colégio Dehon, em Tubarão, é um dos destaques do programa “MPSC em Ação”, veiculado na TV, que faz parte do programa Educando Cidadãos.
Segundo Pedro, o projeto tem como base um jogo desenvolvido na plataforma Roblox, que ensina de forma prática e divertida sobre a corrupção, e como ela prejudica todos.
“A ideia veio durante um trabalho escolar, com outros colegas. O jogo foi desenvolvido dentro da plataforma por mim e chamou a atenção dos professores e coordenadores, e eu fui provocado a aprimorar o jogo, que foi publicado nas redes sociais e me trouxe a oportunidade de apresentá-lo no Ministério Público”, conta.
“Quando ele foi um dos projetos escolhidos, eu senti uma mistura de orgulho e surpresa, já que eu e minha equipe de trabalho tínhamos apenas apresentado para algumas crianças na época”, revela.
No videogame, o jogador passa por diversos obstáculos e, durante o caminho, aprende um pouco sobre o que é a corrupção. Ele confronta tentações que simulam situações reais e que foram criadas para mostrar como funciona a corrupção no cotidiano. Também existem trapaças que o jogador pode aceitar ou não. “É um jogo que avalia a nossa honestidade”, pontua.
Com isso, o jovem de 17 anos diz que imagina um futuro muito brilhante a caminho, com um projeto tão dinâmico e importante como o Fuja da Corrupção. “A praticidade em aplicação e, principalmente, melhorar o jogo são partes fundamentais no que define a grandiosidade desse projeto”, define.
Cidadãos
O programa Educando Cidadãos, que agora conta com o apoio institucional do MPSC, busca promover valores éticos e democráticos. “Ao incentivar projetos como o de Pedro, o Ministério Público fortalece a participação social e reforça seu compromisso com a promoção da cidadania”, conclui o órgão.