O valor da transação, anunciada na quarta-feira, não foi divulgado
A Dexco, controlada pela Itaúsa e dona de negócios como Duratex e Durafloor, acaba de acertar a venda da sua divisão de torneiras e chuveiros elétricos para uma concorrente de Santa Catarina, a Zagonel.
O acordo envolveu as marcas Corona e Thermosystem, duas instalações em Aracaju, no Sergipe (uma fábrica com capacidade para produzir 12 milhões de peças por ano e um centro de distribuição), e outro centro de distribuição em Tubarão. O valor da transação, anunciada na quarta-feira, não foi divulgado.
A Dexco informou que a marca Hydra não foi incluída na negociação e que estima um impacto de R$ 100 milhões nos resultados do terceiro trimestre, por conta da baixa contábil dos negócios. Segundo a companhia, a venda faz parte da “contínua avaliação estratégica do portfólio”.
A conclusão do negócio ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A Dexco produz painéis de madeira industrializada, louças e metais sanitários e revestimentos cerâmicos. Em agosto, a companhia já havia anunciado que deixaria de atuar com chuveiros e torneiras elétricas – apesar de ter mantido a Hydra –, segmento em que entrou em 2012 ao comprar a Thermosystem e que reforçou presença em 2015 ao adquirir a Ducha Corona.
A Zagonel foi fundada em 1989 em Pinhalzinho e atua nos segmentos de duchas, torneiras elétricas, iluminação profissional e iluminação pública. Emprega atualmente 1,3 mil pessoas e divulgou, em 2022, que tem como meta faturar R$ 1 bilhão no ano de 2029, quando completará 40 anos de fundação.