Estado e municípios mobilizam rede de ensino para prevenção e controle
Santa Catarina reforça ações contra arboviroses, com foco na dengue, que já registrou 20 óbitos em 2025, e aumento de casos de chikungunya. Para o período favorável à proliferação do mosquito, SES e SED, em parceria com a Fecam, promovem mobilização em escolas municipais, estaduais e privadas entre 27 de outubro e 8 de novembro.
Mobilização
A iniciativa envolve crianças, educadores e famílias, visando eliminar locais com água parada e conscientizar sobre dengue, zika e chikungunya. As ações incluem capacitação no uso do Biolarvicida Regionalizado (BRI), inspeção de calhas e caixas d’água, palestras e oficinas educativas.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, a participação ativa da comunidade escolar é essencial para reduzir casos e proteger a rede de saúde. João Augusto Fuck, diretor da Dive, alerta que a circulação de um novo sorotipo aumenta o risco de infecções graves.
A SES também incentiva a vacinação contra a dengue para adolescentes de 10 a 16 anos em 100 municípios, fortalecendo a prevenção. O presidente da Fecam, Topázio Neto, destaca que a união de esforços entre Estado e municípios é fundamental para proteger a população.