Simulado em Gravatal foi evacuação na localidade de Seri
Mais de 230 municípios de Santa Catarina passaram pelo 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, organizado pela Defesa Civil do Estado, neste domingo. Aqui na região, Capivari de Baixo e Gravatal , além de Tubarão, também promoveram atividades envolvendo a ação.
Em Gravatal, por exemplo, o cenário simulado foi uma evacuação de área de risco na localidade da Seri, uma comunidade vulnerável a alagamentos em períodos de chuvas intensas.
Os moradores foram orientados a deixarem suas casas temporariamente, seguindo um plano previamente traçado pela Defesa Civil. Em seguida, participaram de dinâmicas com equipes das secretarias de Saúde, Assistência Social, Obras, Educação, entre outras, que simularam o acolhimento em abrigos temporários.
O abrigo temporário ficou localizado no bairro Pouso Alto, no salão comunitário. Paralelo ao atendimento, em localidades como o Caeté, onde ocorrem problemas de trafegabilidade em períodos de chuva, equipes realizaram sinalizações adequadas. Retirada de animais em área alagadas e de risco também foi realizada.
A simulação envolveu desde a comunicação do risco, a evacuação das residências, o deslocamento até os abrigos, até a assistência emergencial, como atendimento médico, cadastro de famílias e distribuição de alimentos.
Já em Capivari de Baixo, a simulação ocorreu no bairro Santo André, no período da tarde.