Primeiras baleias já foram vistas em Garopaba e em Laguna, no fim de semana e ontem
Está aberta a temporada de observação de baleias franca. A primeira avistagem em Laguna aconteceu ontem, na praia do Mar Grosso. Laguna, Imbituba e Garopaba, cidades que integram o destino de ecoturismo Rota da Baleia Franca, formam a região em que concentra o maior número da espécie nesta época do ano.
A dinâmica da região ou cidade em que elas mais se concentram tem variado nos últimos anos, mas, historicamente, Imbituba tem o maior registro oficial, por isso, recebeu o título de Capital Nacional da Baleia Franca. Na temporada de 2020, por exemplo, houve grande concentração delas na região do Farol de Santa Marta, em Laguna.
“Em 2021, provavelmente vamos receber a visita das baleias que estiveram aqui em 2018, uma vez que elas retornam para a área reprodutiva a cada três anos. Isso nos deixa bastante ansiosos, já que 2018 foi a temporada recorde de ocorrência de baleias no Sul do Brasil. Mas ainda é muito cedo para tirarmos qualquer conclusão. Nosso monitoramento terrestre terá início em agosto, quando teremos mais informações sobre a ocorrência da espécie na região e, aí sim, poderemos traçar hipóteses sobre o andamento desta temporada reprodutiva”, ressalta o gerente do ProFranca, Eduardo Renault.
A prefeitura de Laguna, através da secretaria de Turismo e Lazer, renovou seu convênio com a Rota da Baleia Franca este ano, onde apoiará financeiramente ações em feiras de turismo e eventos de divulgação do destino.