Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026
Fechar [x]

A força e a superação que vêm do amor

Marcos venceu um câncer e encontra em dois cães cadeirantes a força e o amor para seguir transformando vidas

12/11/2025 06:00|Atualizada em 12/11/2025 10:31|Por Redação

Dor e superação ligadas pelo amor. É assim que se pode resumir a história de Marcos Roberto Melo, morador de Tubarão, e dos cachorrinhos Farofa e Zé Pequeno. Unidos por circunstâncias difíceis, eles hoje são símbolo de fé, alegria e recomeço.

Marcos atua como voluntário há 14 anos no resgate de animais vítimas de maus-tratos. Foram centenas de vidas salvas e transformadas nesse tempo, mas duas histórias se tornaram ainda mais especiais: as de Farofa e Zé Pequeno, dois cães que precisaram de cadeirinhas de rodas adaptadas e encontraram no amor de Marcos um novo sentido para viver.

Zé Pequeno, resgatado há seis anos, sofreu um atropelamento e teve uma fratura na coluna. Mesmo após cirurgia, não voltou a andar. “Colocamos a cadeirinha e ele se adaptou perfeitamente. É só alegria, vive correndo e brincando”, conta Marcos, com orgulho.

O caso de Farofa foi ainda mais delicado. O cãozinho teve as pernas decepadas e, à primeira vista, a única opção sugerida seria a eutanásia. Marcos não aceitou. “A gente nunca deve desistir de ajudar um cachorrinho de rua, não importa a situação”, afirma. Farofa passou por tratamento na clínica Animed, custeado com a ajuda de campanhas e de uma pessoa que viu a situação e se comoveu, e hoje está prestes a ser adotado por quem pagou todos os cuidados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o resgate de Farofa, Marcos enfrentava sua própria batalha: um tratamento contra o câncer de intestino. “Eu estava me recuperando e ele também. Foi uma superação conjunta. Só Deus pode fazer tudo isso”, diz, emocionado.

“A gente costuma dizer que as perninhas deles são as rodinhas. E eles parecem ter nascido com elas, de tão felizes”, sorri.

Amor e fé   

Entre rodas, cicatrizes e muita fé, Marcos, Farofa e Zé Pequeno seguem mostrando que o amor é o que realmente move - e cura - todas as coisas.

Marcos mantém um abrigo com mais de 20 animais e 15 filhotes, todos cuidados com dedicação e recursos voluntários. Quem quiser conhecer mais o trabalho, ajudar ou adotar, o Instagram é @marquiinhosprotetortb.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR