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“Prontuário do Amor” humaniza atendimento

05/05/2021 06:00

Em tempos de pandemia, carinho, atenção e atendimento humanizado são acalentos para pacientes que se encontram internados. E isso não se aplica somente para o tratamento da covid-19, mas para todas as enfermidades. Buscando esta prática, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, implantou na sala de primeiro atendimento da emergência o “Prontuário do Amor”.


O prontuário contém uma lista personalizada com dados pessoais do paciente, que vão além das informações básicas, como nome, idade e sexo. Ele apresenta informações como a comida que mais gosta, o que costuma fazer, o que o deixa feliz, se tem animal de estimação e várias outras referências e gostos.


O objetivo é que o paciente seja lembrado pela equipe assistencial por coisas que costumam lhe deixar feliz e que receba um tratamento mais humanizado. A lista de referência de cada um é levantada em abordagem com a família e depois fica colada na cabeceira do leito. “Esses pequenos detalhes fazem os pacientes, assim como os próprios profissionais da saúde, terem tratamentos e momentos um pouco mais leves, assim como dar um atendimento mais humanizado para cada um”, diz a coordenadora da Emergência, Natália Mendes Corbetta.


Uma mulher de 64 anos é uma das pacientes que tem, ao lado da sua cabeceira, o “Prontuário do Amor”. Nele está sua apresentação: na folha consta que ela é costureira, católica praticante e sua comida favorita é miojo e banana. Além disso, há outras informações sobre ela, como o pedido: “cuide bem de mim. Não vejo a hora de estar ao lado da minha família”.

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