O tubaronense Roberto Souza, skatista profissional de 34 anos, é uma das personalidades que apareceram na Thrasher Magazine, revista que publica artigos e entrevistas com os principais destaques do skate mundial.
Roberto iniciou a jornada há 21 anos, observando os skatistas no bowl (modelo de pista) da cidade, na praça Walter Zumblick. Além do bowl, Roberto praticava a modalidade street pelas calçadas das casas dos amigos e dos colégios da cidade. Com o passar dos anos, a atividade, que iniciou como hobby, se tornou um estilo de vida. “Comecei a me envolver mais no mundo do skate e fui conhecendo pessoas, novos lugares e cada vez mais amor ao skate”, diz o tubaronense.
Há seis anos, Roberto é profissional e vive do skate. Com dedicação e força de vontade, conseguiu patrocínios e apoios para poder continuar atuando com aquilo que tanto curte. “O skate precisa ter essa visibilidade, para que outros esportistas possam se espelhar e ver que é possível ser profissional nessa área”, ressalta. Algumas das peças assinadas pelo tubaronense, e que são vendidas pelas marcas parceiras, podem ser encontradas em lojas do México, Peru, Chile, Japão, Indonésia e Vietnã. Os produtos vão de rodas a shapes (prancha sobre a qual se fica em pé na hora de andar de skate).
De olho no futuro do esporte
O skate ocupa hoje um espaço importante no cenário de esportes nacional, com uma indústria que produz vídeos, revistas e programas de TV especializados no assunto, além de eventos e campeonatos. Neste ano, o skate terá participação pela primeira vez em uma olimpíada (Tóquio) e a estreia ficará por conta do street masculino, no dia 25 de julho. A seleção brasileira de skate conta atualmente com 22 integrantes. Com essa valorização, Roberto ressalta também a importância de Tubarão contar com locais adequados para a prática do esporte, como a pista criada ao lado da Arena Multiuso. “A Plaza Skate Park fez com que uma nova geração conhecesse melhor o skate e se aventurasse nesse esporte aqui na cidade”, explica o skatista.