Zion, de 18 anos, já conquistou ouros em competições de jiu-jítsu fora do Brasil
Os treinos de jiu-jítsu começaram aos oito anos de idade, quando Zion Ribeiro ainda morava com a família em Tubarão. Hoje, aos 17, o jovem, o irmão mais novo, Noah, e os pais Vanessa e Marcelo vivem na cidade de Dungannon, na Irlanda do Norte. E é no Reino Unido que Zion vem ganhando notoriedade no esporte.
Atualmente, ele participa de competições de jiu-jítsu brasileiro com e sem kimono. Entre as conquistas, estão um ouro na ADCC Irish Cup, outro primeiro lugar no Irish Open e duas medalhas de ouro conquistadas recentemente no Junior World Championships.
Antes de a família deixar o Brasil, Zion também participou de competições nacionais, como no Gramado International Pro e no Brasileiro da modalidade.
“Comecei a treinar em 2015 e algumas semanas depois já iniciei nas competições”, conta o jovem. Hoje, na Irlanda do Norte, Zion treina na academia aberta pelos próprios pais, a Brooks Brazilian Jiu-Jítsu. O estabelecimento é filiado ao Team Daniel Carvalho, de Tubarão. A rotina no esporte é bastante puxada, segundo o jovem. “Meu pai, minha mãe e vários outros professores me treinam pra áreas diferentes da minha vida. Tenho professores de judô, wrestling, preparação física, musculação, e jiu-jítsu. Por semana, são 11 treinos de jiu-jítsu e cinco de preparação”, explica.
Futuro
O sonho de Zion é seguir no esporte e atuar profissionalmente. Ele já terminou a parte obrigatória da escola na Irlanda e optou por seguir a carreira no jiu-jítsu.” Ser profissional na modalidade definitivamente está nos meus planos para o futuro, mas também pretendo ser professor e ter minha própria academia”, explica.
A próxima luta de Zion será no octógono do evento Cage Legacy, considerado um dos maiores da Irlanda. “Vou lutar contra um companheiro de equipe de Conor McGregor, famosos lutador irlandês. Meu adversário está na categoria acima, mas isso não me impede de buscar a vitória”.