Rafael Tavares, de 14 anos, conquistou vaga nos Jogos Escolares Brasileiros
Um estudante de Tubarão tem se destacado em competições estaduais e nacionais de natação. Rafael Tavares Codóca, de 14 anos, iniciou na modalidade em 2023, após sua mãe, Renata, ver um anúncio do projeto social da escolinha Pequenos Tubarões.
“Ele sempre gostou de brincar na água, mas nunca tinha tido a oportunidade de fazer natação. Quando vi o anúncio, fiz a inscrição. O projeto tinha duração de três meses no Clube 29 de Junho. Depois, ele chamou a atenção dos treinadores e seguiu nadando com o técnico André Lemos, no Clube de Campo”, explica a mãe.
A empolgação com o esporte deu resultados. Em 2024, ele começou a competir como atleta federado. Atuando na categoria infantil II, ele conquistou recentemente uma prata nos 100m livre e um bronze 50m livre nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc). Com os resultados, ele está convocado para representar o estado nos Jogos Escolares Brasileiros, que acontecerão em outubro, em Uberlândia (MG).
Nesta semana, o aluno da E.M.E.B. São Judas Tadeu participará do Catarinense de Inverno em Florianópolis, onde vai nadar 50, 100, 200, 400 metros livre e também pela primeira vez os 1500m livre. “É um garoto muito dedicado aos treinos e à escola. Bem comprometido”, ressalta a mãe.
Equipe no pódio
Atualmente, Rafael integra a equipe da Associação Tubaronense de Natação (ATN). Nos Jesc, outros integrantes da associação também se destacaram. Pedro Lung conquistou o ouro nos 50m borboleta e a prata nos 50m livre. Bruno Possenti também levou ouro nos 400m livre. Já Raul Estevão, conquistou bronze nos 50m costas.
Os atletas também recebem apoio do Bolsa Atleta, que oferece suporte essencial para o desenvolvimento e a continuidade do esporte no município.