Barra, Brusque, Camboriú e Chapecoense seguem na disputa pelo título do Estadual. Demais equipes vão à Copa Acesc
As quartas de final do Campeonato Catarinense 2026 definiram os quatro semifinalistas da competição. Barra, Brusque, Camboriú e Chapecoense avançaram e seguem na disputa pelo título. Já Santa Catarina, Concórdia, Avaí e Criciúma disputarão a Copa Acesc 70 anos, que vale vaga na Copa do Brasil.
Na semifinal, os confrontos serão entre Chapecoense x Brusque e Barra x Camboriú. Pela primeira fase da Copa Acesc, os duelos serão Criciúma x Concórdia; e Avaí x Santa Catarina. Todas as eliminatórias serão disputadas em jogos de ida e volta, com decisão por pênaltis em caso de igualdade no placar agregado. Chapecoense, Barra, Criciúma e Avaí terão o mando dos jogos decisivos.
No sábado, o Barra garantiu a classificação ao vencer o Santa Catarina por 1 a 0, em Rio do Sul, após empate no jogo de ida. Já Brusque e Concórdia empataram em 1 a 1 na Arena Joinville, e a vaga foi definida nos pênaltis, com vitória brusquense por 5 a 4.
No domingo, o Camboriú venceu o Avaí por 1 a 0 e levou a decisão para os pênaltis, após derrota no jogo de ida. Nas cobranças, o Tricolor venceu por 4 a 3 e avançou. Encerrando as quartas de final, Chapecoense e Criciúma empataram em 0 a 0, resultado que classificou o Verdão do Oeste graças à vantagem obtida no primeiro confronto.
Copa Acesc
A competição, que dá vaga à Copa do Brasil, reúne as equipes eliminadas nas quartas de final e semifinal do Campeonato Catarinense. O torneio foi criado pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) para este ano, após mudanças anunciadas pela CBF em 2025, acrescentando uma quarta vaga para Santa Catarina na copa nacional.
Para a Copa do Brasil de 2027, três vagas serão conquistadas via estadual: campeão catarinense, vice e campeão da Taça Acesc. A quarta vaga fica para o campeão da Copa Santa Catarina.